Você sabe o que é WI-FI?

Wi-Fi é uma abreviação de “Wireless Fidelity”, que significa fidelidade sem fio, em português. Wi-fi, ou wireless é uma tecnologia de comunicação que não faz uso de cabos, e geralmente é transmitida através de frequências de rádio, infravermelhos etc.

 

O wi-fi não necessita de licença para instalação e/ou operação. Para se acessar uma rede wi-fi é necessário estar na área de abrangência de um ponto de acesso onde se capta o sinal da internet. Para utilizar, deve-se possuir um dispositivo móvel, como computador portátil, tablet ou celular/smartphone, para poder acessar a internet com facilidade.

 

Algumas pessoas confundem wi-fi com internet gratuita, o que é um engano, pois wi-fi significa apenas que aquele lugar possui internet sem cabos, mas em locais públicos como restaurantes, aeroportos, shoppings etc, é necessário pagar uma taxa ou adquirir um produto para usufruir do benefício.

 

Atualmente, praticamente todos os notebooks já vêm de fábrica com dispositivos para acessar wi-fi.

 

Afinal, como o Wi-Fi funciona?

As redes Wi-Fi funcionam por meio de ondas de rádio. Elas são transmitidas por meio de um adaptador, o chamado “roteador”, que recebe os sinais, decodifica e os emite a partir de uma antena. Para que um computador ou celular ou tablet  tenha acesso a esses sinais, é preciso que ele esteja dentro de um determinado raio de ação, ou seja, da fonte do sinal.

O raio de ação de uma rede Wi-Fi é variável, de acordo com o roteador e a antena utilizada. Essa distância pode variar de 100 metros, em ambientes internos, a até 300 metros, em ambientes externos. O mesmo tráfego de dados ocorre no sentido oposto estabelecendo, assim, a comunicação entre os dispositivos.

 

Amplamente difundido no mercado, o Wi-Fi hoje busca novos padrões de forma a alcançar velocidades cada vez mais altas na transferência de dados. O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos trabalha em um novo padrão que permitiria o envio de dados a velocidades de até 22 Mbps, atingindo distâncias de até 100 quilômetros.

 

É válido observar que o sinal só vai atingir 100% se não tiver nenhum tipo de interferência (muitas paredes no caminho podem interferir no alcance de sinal). Ou seja, para você ter uma melhor experiência de conectividade com wifi usando seus equipamentos, é muito importante observar:

 

  1. A distância que você se encontra do hotspot;
  2. Se existem barreiras entre seu aparelho e o hotspot como, por exemplo, paredes de concreto, de vidro, espelhos, ou seja, tudo o que pode impedir que o sinal chegue com qualidade até seu aparelho;
  3. Se o seu aparelho está atualizado com tecnologia que permita captar bem o sinal;
  4. A quantidade de aparelhos conectados numa mesma fonte de sinal.

 

Se você observar bem estes pontos acima, vai poder saber se tem uma boa utilização do seu sinal de wifi ou não.