O que você sabe sobre o Novembro Azul?

Embora muita gente faça brincadeiras sobre o tema, este é um assunto muito sério e está relacionado com a saúde do homem. Da mesma forma que o Outubro Rosa está para a população feminina, esta é uma campanha voltada para o combate ao câncer, mas agora ao câncer de próstata, o tipo que mais ataca a população masculina.

É muito importante considerar que na verdade trata-se de um período de conscientização da necessidade de se realizar um exame para a detecção precoce do cancro de próstata.
Este movimento começou na Austrália em 2003 em função do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é 17 de novembro.


Aqui no Brasil este movimento foi lançado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida cujo objetivo foi tentar romper o preconceito masculino de ir ao médico para fazer o exame de toque retal. A campanha envolve várias ações como, por exemplo, colorir monumentos importantes como o Cristo Redentor e o Monumento às Bandeiras com uma luz azul, em referência à campanha.

É fundamental que todos estejam envolvidos nesta campanha pois o câncer não é uma questão de gênero, mas uma questão humana. Assim como o câncer de mama atinge prioritariamente mulheres, os homens acabam sendo envolvidos porque são pais, irmãos, maridos, filhos de mulheres que podem ser acometidas pela doença. O mesmo ocorre com as mulheres que tem pais, maridos, filhos, irmãos, amigos que podem desenvolver a doença. Esta é uma questão de todos. É pra todo mundo!

Aproveita-se neste mês para a realização de palestras sobre outras doenças que acometem o público masculino como o câncer de testículo, a depressão, entre outras questões ligadas à saúde masculina.

A WSP se importa com a saúde e o bem-estar de sua comunidade, tanto de seus colaboradores, como de seus assinantes e população onde está inserida. Por isso mesmo a WSP incentiva que todos busquem maiores informações e atendimento médico.

Prevenção é o melhor remédio.