Você já ouviu falar do Çairé?

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DO ÇAIRÉ?

Este grande festival chamado Çairé, da maravilhosa vila de Alter do Chão, em Santarém (PA), tem sua origem nos meados do século XVII, com a presença das missões católicas na região amazônica. Jesuítas e Franciscanos vieram de Portugal com a tarefa de transformar os indígenas em seguidores da fé cristã.

De acordo com o historiador Padre Sidney Canto “Apresentar os indígenas à Cruz de Jesus Cristo tornou-se imperativo nas diversas missões fundadas nas margens dos rios da Amazônia. Para isso, os missionários usaram de um curioso processo de enculturação. Para ensinar a fé cristã, usavam o nheengatu, uma língua que tinha como base em diversos dialetos falados na região amazônica de então e ainda hoje existente”.

O Çairé foi um instrumento de catequese da Igreja Católica. Em sua origem, segundo as descrições históricas, os nativos foram obrigados a deixar suas crenças e aprender sobre os dogmas católicos, como a Santíssima Trindade. O símbolo, como mostrado nesta foto da década de 1970 do acervo do Instituto Cultural Boanerges Sena, é a representação dos três elementos: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. As cantigas originais, eram cantadas em nheengatu, mas na tradução fazem saudação a fé católica.

O Çairé representa uma linda História de conquista, fé e esperança da igreja que através de muito trabalho missionário ajudou a coroa portuguesa a explorar os povos e as riquezas da região! Com essa conquista nos deixou essa herança cultural que hoje se tornou nesta festa tão tradicional e amada pelo povo do PARÁ.