Você conhece a Bertholletia excelsa?

Este é o nome científico da árvore típica do Pará que todos nós conhecemos como castanheira-do-pará, tão famosa pelos seus frutos, a castanha, que nós nos deliciamos comendo pura ou então em doces, geléias, recheios de bombons e outras receitas diversas, doces ou salgadas. Inclusive ela é muito benéfica para a saúde humana, rica em nutrientes protéicos e calóricos. Apesar disto, ela é ótima pra quem procura perder peso. Também é muito utilizada na indústria cosmética.

Ela é uma das árvores mais comuns na Floresta Amazônica e pode chegar entre 30 e 45 metros de altura.

Embora genuinamente brasileira, no exterior ela é conhecida como Brazil nut (castanha do Brasil), mas o maior exportador mundial é a Bolívia que representa 50% de toda a produção mundial.

Embora seja uma castanha, na verdade ela é uma semente que fica alojada dentro de uma casca que chamamos de ouriço. Encontramos ela também nas Guianas, Venezuela, Peru e Colômbia.

Interessante, né? Você sabia desta riqueza brasileira? Hoje, dia 21/09, celebramos o dia da árvore e por esta razão escolhemos falar desta árvore típica brasileira.